Driver License

10 ago

Está aí uma coisa importante! Toda au pair tem que ter carteira de motorista, é algo exigido pela agência antes mesmo de deixar a candidata a au pair procurar uma ‘família de acolhimento’ (host family). O que a agência não faz é conferir a validade da carteira! O importante é ela estar VÁLIDA, se vai vai vencer um mes depois ou 10 anos, tanto faz! Isso, diferente do que parece, não é bom não! Eu vim para os EUA no dia 07 de fevereiro de 2011 e a minha carteira de motorista provisória (aquela que a gente recebe quando acabamos de tirar a carteira e é válida por apenas 1 ano) iria vencer quase dois meses depois desta data, no dia 23 de março. Quando eu cheguei na Pensilvânia, eu achei que seria muito mais facil pra conseguir pegar uma carteira válida. Achei que eu iria mostrar a minha PID (Permissão Internacional de Dirigir) e os caras iriam me dar um papel, sei la, qualquer coisa que permitisse com que eu dirigisse pelas ruas “estadunidenses”! Doce ilusão!

Com a PID vencida, não podia dirigir e não tinha nada que eu pudesse fazer e ninguém sabia me ajudar! Nem a minha agencia do Brasil, nem minha familia, nem a minha host family, nem a minha agência americana, muito menos a coordenadora local! Aí a agua começou a bater na bunda (desespero de não poder dirigir e morar no meio do mato) e eu comecei a agilizar o processo de tirar a carteira americana sozinha! Tive que começar do zero, como se não tivesse nenhuma experiência! Enfim! Não passei no primeiro teste teorico, estudei mais e passei no segundo! Não passei no primeiro teste prático, tive aula prática e mesmo assim não passei! Resumindo muito: FOI HORRÍVEL! Tive rematch por causa disso, vim parar no estado de Nova Iorque e graçaaaas a Deus passei de primeira tanto no teste prático quanto no teórico!
Faço questão de escrever isso aqui para que as meninas que pensam em vir para os EUA e a sua carteira de motorista provisória vencerá no tempo que vocÊ estiver aqui… Sinceramente? Não venha! Espera um pouco, ninguém vai morrer por esperar mais uns meses até pegar a carteira definitiva! Sei que quando a gente está no processo pré au pair é TÃOOO difícil esperar… Mas digo isso de coração, pq não desejo à ninguém o que eu passei! Ficar sem dirigir quando vc mora no meio do nada é horrível, sentir-se um nada pq reprovou em algo e ter aquele olhar de reprovação de um cara que nem fala a sua língua (host dad) e não poder contar com o colo de alguém amigo… vixi velho, é TENSO! Não quero perder muito tempo falando sobre isso, cada situação é uma situação! Dependendo de onde vc vai morar, tudo pode mudar. Dependendo da sua host family, tambem é mais tranquilo… então.. DEPENDE! Mas, em geral, o conselho é: Saia do Brasil com TUDO certo e com o prazo de validade looongo o suficiente pra não ter que se preocupar enquanto vc estiver por aqui!

Esta situação de carteira de motorista expirada é complicada pra quem vem com a PROVISÓRIA pois ninguem pode te ajudar, ninguem no Brasil pode pegar a definitiva e te mandar por correio pois para pegar a definitiva VOCÊ precisa estar lá no local pra tirar foto e assinar uns papeis! Já… se vc tem a carteira definitiva e esta vai vencer enquanto vc estiver aqui, não se desespere! Renovar a carteira definitiva, até mesmo a PID (que vem a mesma validade que a carteira de motorista do Brasil), é possível de se fazer daqui dos EUA! Se este é seu caso, confira este site.
Além de estar com a carteira provisória e a PID vencidas, existem outras razões que podem fazer com que a Au Pair tenha que tirar a carteira do estado americano. Algumas host families exigem (não sei o pq), outras Au Pairs querem tirar só pq a PID é muito grande pra carregar na carteira, e assim vai. Aqui nos EUA cada estado tem as suas regras e elas não costumam ser exatamente as mesmas. Na internet você acha de tudo! É só digitar DRIVER LICENSE + NOME DO ESTADO e no primeiro link que aparecer você clica e lá você achará todas as informações que precisa!

Em geral, para pegar a carteira do estado, você precisa ir no ‘DETRAN’ do seu estado (existem vários! Procure na internet para achar o que está mais perto de ti) e fazer o teste TEÓRICO! Para esse teste nomalmente não precisa marcar horário! A única coisa que você precisa fazer é olhar os horário que os teste é disponivel ir lá com os documentos que eles exigem!

Em geral os documentos solicitados são:
– 2 ou 3 comprovantes de endereço (carta de banco, DS, carta da escola… qq coisa que tenha o seu nome e o endereço)
– Social Security Card (é um cartão que você PRECISA fazer assim que chega aqui nos EUA…vc o usará pra muita coisa o nº desse cartão! *Mais Informações )
– Passaporte
O teste não é muito difícil não mas é complicado pois tem umas perguntar meio bobas e se você não prestar bem atenção, e ainda se confundir no inglês (o que é normal), você não vai passar. Um dica? Olhe na internet as perguntas referentes ao teste teorico do seu estado! Tem vários testes que da pra fazer online e normalmente são as mesmas perguntas!! Eu fiz isso e passei nos dois teste teoricos que fiz (PA e NY)!! FUNCIONA 😀
Feito o teste, se você não passou, você pode voltar no próximo dia e tentar novamente. Se passou… PARABÉNS!!!! =D
Daqui pra frente… varia MUITO de estado pra estado!
*Na Pensilvânia, depois que passei no teste teorico, eu recebi um papel que permitia com que eu dirigisse acompanhada de uma pessoa maior de 21 anos! Eles dão isso que é pra gente treinar! Depois eu agendei o teste prático (3 semanas de espera) e o teste foi feito numa espécie de ‘DETRAN’! Ruas pequenas, como se fosse um condominio fechado, cheio dos ‘PARE’. Tive que fazer baliza entre 4 cones gigantes… super horrivel e completamente diferente do brasil pois o carro é maior e a vaga maioooor ainda!
*Em Nova York, assim que passei no teste pratico, tive que agendar as minhas 5 HORAS OBRIGATORIAS. Essas aulas obrigatorias são teoricas e você pode fazer na maioria das auto escolas que existem espalhadas pelo estado! Em média custa $40!!…  Assim que você concluir esse mini curso, você receberá um papel com um código. Você precisa deste codigo para agendar a sua prova prática!!  Eu fiz o agendamento no mesmo que fiz o curso, tive que esperar um mês e meio para poder fazer o teste prático!! O teste foi na rua mesmo, em um bairro não tão movimentado. A baliza foi feita na rua, eu só estacionei atras de um carro, como a gente faz no Braisl =D e tive que fazer a ‘Conversão em K’ ou ‘Conversão de 3 pontos’… funciona mais ou menos assim:

Eu nunca tinha feito na vida mas graças a Deus fiz direitinho 🙂 não tem segredo!
Tanto em PA quanto em NY eu fiz coisas erradas. Em PA eu não parei o suficiente nos ‘PARE’ (3 segundos longooooos) e eles falaram que o jeito que eu seguro o volante quando eu faço curva pode quebrar meu dedo (???)…. Em NY eu fiz uma curva meio errada mas foi sussi… PASSEI e isso que importa =D

Bom gente, não é um bicho de 7 cabeças mas é um tanto quanto assustador o teste prático pois as ruas aqui são diferentes, são menores (eu moro na zona RURAL…então, não sei do resto!), os carros são maiores, você pode virar a direita mesmo quando o sinaleiro está vermelho… tipo, tem umas coisinhas diferentes, sabe? E na hora é inevitável ficar nervosal!! Além disso, os caras são um pouco mais exigentes com turistas (meu ex host dad disse…) então, sei lá! O negócio é praticar e buscar enchergar os seus proprios erros enquanto você está dirigindo! Uma amiga minha costumava disdizer er que pra fazer o teste prático você tem que dar uma de RETARDADA. É isso mesmo… você tem que ir devagar, olhar 3 vezes para os lados antes de andar, parar antes do sinal de PARE, esperar um loooongo tempo e daí andar, etc… tuuuudo lento, sabe como?
Uma coisa que me ajudou muito foi assitir uns videos no youtube! Tem uma “série” de videos com os 10 princiapis erros que a galera comete! O estado da Califórnia que elaborou esses vídeos mas eles são bem gerais e servem para todos os estados sim! O primeiro video é esse e daí olhe do ladinho direito da tela que tem a lista com os outros 9 vídeos!

É isso aí galera! Qualquer duvida, pergunta ^^ tamo na área! Beijos!!!

11 Respostas to “Driver License”

  1. Júlia Araújo agosto 10, 2011 às 1:14 pm #

    A carteira de motorista é realmente uma dor de cabeça para as candidatas a au pair. Na verdade, a palavra-chave para esse intercâmbio é ‘planejamento’, porque com ele você tem tempo de tirar a CNH, esperar pela definitiva, pegar experiência com criança, tirar fotos, etc etc.

    Olha, é minha primeira vez aqui no seu blog. Como tá seu process? Beijos!

    • Nicole U. Dias agosto 12, 2011 às 12:28 pm #

      Falou tudo guriah.. planejamento é essencialll!!! =)
      Então, eu estou nos EUA faz 6 meses já… meu processo?. hm.. hauiha vivendo a vida de Au Pair!!
      Obrgada pelo recado…

  2. Gabriel Ruiz agosto 15, 2011 às 10:30 am #

    Ni, (comentário nada a ver com o texto do blog…) te mandei um e-mail pro teu hotmail. Acho que você usa mais o Gmail, né? Mas eu não achei aqui qual é o teu e-mail…. quando tiver um tempo, dá uma olhadinha!

  3. Kátia setembro 7, 2011 às 4:51 pm #

    Olá Nicole, muito útil seu blog! Parabéns!
    me tira uma dúvida, qanto que sai todo o processo de tirar CNH aí nos EUA? qaunto tempo demora?
    vou passar por uma situação parecida com a sua…
    abraços
    Kátia

    • Nicole U. Dias setembro 21, 2011 às 2:04 pm #

      Oi Katiiia!!
      Muito obrigada pelo elogio com relação ao blog ^^
      Então guriah, depende MUITO do estado que vc vai morar.
      Aqui em NY eu tive que pagar uns 50 dolares pra 5h de aula teorica OBRIGATORIA, mais uns 18 dolares pra un teste teorico que fiz. Se eu não me engano eh so isso… Não passa de 100 dolares!!!! Pra que estado vocÊ vai?
      O tempo pra tirar a carteira tbm varia. Depende muito do estado e tbm do seu empenho. Se vc chegar aqui nos eua, jah for fazer o teste teorico – normalmente não precisa agendar – e e dai já agendar a aula teorica (demora uma semana no maximo) e dai jah agendar o teste pratico (em media um mes…um mes e meio)… sei la, em dois meses vc está com a sua carteira na mão!! Mas se a sua host family for daquelas que não ajuda, não te leva nos lugares… 😛 dai fica complicado!!!
      Beijos.. espero que de tudo certo pra ti!!!

      • Kátia janeiro 10, 2012 às 12:40 pm #

        Nicole, valeu pela resposta. Recebi o aceite oficial hoje! =DD
        Adoraria ir pra NY!! aiai se deus quiser rsrs
        Acho que qaundo vc estiver voltando, eu vou etar chegando
        beijos

      • Nicole U. Dias janeiro 23, 2012 às 1:24 pm #

        De nada =D que bom, fico feliz!!!
        hahaha pois eh… espero que de tudo certo o seu processo que vc chegue aqui logo logooo!!
        Beijos

      • Kátia janeiro 23, 2012 às 1:30 pm #

        É, este fds recebi a primeira ligação, mas foi sem sucesso. A família não me comunicou que ia ligar justo no domingo, eu não estava preparada, ainda não tinha conseguido ler o profile deles no site da apia… ai ai, um desastre hahahaha.
        agora vou aguardar a próxima oportunidade.
        beijão

  4. angelica ono janeiro 18, 2012 às 4:43 am #

    oi nicole , quanto custou todo o processo? pela nova lei do brasil está R$ 1200,00!

Deixe um comentário